Diego Puerta: O poder transformador da tecnologia.

0
297
Diego
Diego

Presidente da Dell Technologies no Brasil, Diego Puerta trilhou uma jornada de muito comprometimento, dedicação e disciplina para chegar ao topo. 

Nascido em Alegrete, interior do Rio Grande do Sul, Diego desde muito jovem desejou expandir seus horizontes e conhecer novas pessoas e lugares. Mudou-se então para a capital Porto Alegre para cursar o ensino médio e depois a faculdade de Administração da UFRGS, onde deu seus primeiros passos profissionais.

Foi no período em que morou nos Estados Unidos para fazer Mestrado Executivo na Universidade da Califórnia, em Berkley, que conheceu a Dell e iniciou a missão de trazer a empresa para o Brasil, ajudando a construir uma das principais operações da companhia no mundo.

“O Diego que ocupa hoje o cargo de presidente da Dell Technologies é resultado de muita dedicação para alcançar os melhores resultados. Mas também de alguém que aprendeu, com o tempo, a valorizar a vida pessoal, o tempo com a família e amigos, o descanso e o autocuidado. Esse equilíbrio foi fundamental.”

Como iniciou sua carreira na Dell Technologies? 

Minha trajetória começou há cerca de 24 anos, com o início das operações no Brasil. Mas a minha ligação com a empresa e com o setor de tecnologia vem de antes. Enquanto estudava na Universidade de Berkeley, nos Estados Unidos, um colega me indicou a Dell para um trabalho de marketing sobre empresas que tinham um trabalho disruptivo e inovador. Na época, achei interessante o modelo 100% customizado da empresa, que incluía venda direta e início das vendas online.

Dois anos depois, comecei a trabalhar em uma consultoria no Brasil cuja missão era prospectar empresas para trazer ao Rio Grande do Sul. A Dell foi uma dessas empresas e descobrimos que eles já tinham interesse em vir ao Brasil, mas não exatamente ao Rio Grande do Sul. Fizemos uma força tarefa gigantesca para uma apresentação e, após 10 meses de negociações, a Dell optou por se instalar no estado, em 1999. Com o início das operações no Brasil, entrei como gerente de comércio eletrônico para mercado corporativo e passei por diversas posições até chegar à presidência da Dell Technologies Brasil em 2020.

O que motivou você a seguir na mesma empresa?

Foi ver o poder transformador que a tecnologia e as soluções desenvolvidas na Dell Technologies podem ter na vida das pessoas e na sociedade como um todo. Começamos como uma empresa de computadores pessoais, oferecendo ferramentas para que as pessoas alcançassem mais e transformassem suas vidas através de uma comunicação mais ágil, educação à distância e trabalhos remotos. Hoje, no entanto, a Dell Technologies está presente no mercado de forma muito mais ampla, oferecendo servidores e uma estrutura de TI completa de ponta-a-ponta que empodera empresas e contribui para o progresso da humanidade, trazendo para as pessoas mais conectividade e serviços públicos e privados mais inteligentes, personalizáveis e de maior qualidade.

Como o time da Dell coloca em prática a missão de impulsionar o progresso humano?

Acreditamos que a tecnologia tem o poder de mudar a vida das pessoas, mas sabemos que nem todos conseguem ter acesso a ela. Por isso, desenvolvemos um conjunto de ações sociais e trabalhamos com metas e compromissos de ESG para 2030 que puxam a companhia para um caminho de maior responsabilidade e contribuição para o desenvolvimento social e preservação ambiental.

No último ano, realizamos altos investimentos em pequenas empresas para aumentar a diversidade de fornecedores e até 2030 queremos apoiar 1.000 organizações sem fins lucrativos na sua transformação digital. Aqui no Brasil investimos em projetos como o Solar Community Hub, que leva conectividade e serviços de educação e telemedicina para a comunidade ribeirinha de Boa Esperança (AM), no coração da Floresta Amazônica. Internamente, temos o plano global de aumentar o número de mulheres na nossa força de trabalho para 50% até 2030 e ter pelo menos 40% de participação feminina na liderança executiva ao fim da década.

Do ponto de vista ambiental, a Dell Technologies é hoje uma empresa que já utiliza 59% de energia renovável em suas instalações globais e busca atingir 100% até 2040. Além disso, trabalhamos para introduzir materiais reciclados e de baixo teor de carbono em nossos notebooks empresariais e, somente em 2022, incorporamos 155,5 milhões de quilos de materiais sustentáveis em nossos produtos e embalagens. Já o Project Luna leva a sustentabilidade e reparabilidade para os designs de nossos notebooks, facilitando a manutenção dos dispositivos e reaproveitamento das peças em novos equipamentos ao fim da vida útil dos atuais.

Na sua perspectiva, o que os profissionais podem fazer para não se tornarem obsoletos no mercado?

É fundamental que o profissional, independente do momento da sua carreira, mantenha sempre a vontade de aprender, se atualizar e de se adaptar a um mundo com mudanças constantes e aceleradas. Quando penso no futuro do trabalho, vejo um profissional com maior flexibilidade e que não se prende mais a uma mesa ou um espaço fixo. A melhora na conectividade e criação de espaços de trabalhos digitais vão permitir que haja mais mobilidade na execução das tarefas e acesso a documentos e recursos da empresa onde quer que estejam e na hora que precisarem.

Também acredito que o profissional precisa se dedicar para se manter criativo e melhorar seu olhar analítico para o mercado onde atua. Afinal, com a inteligência artificial permitindo às empresas fazer inferências com grandes volumes de dados e automatizando tarefas repetitivas, os profissionais terão mais tempo de qualidade para trabalhar em soluções criativas, analisar e buscar soluções que tornem as suas entregas mais valiosas e estratégicas para as companhias.

Como a tecnologia está presente no seu dia a dia?

Eu uso tecnologia para tudo na minha vida, desde o meu cotidiano no trabalho até o enriquecimento de atividades pessoais, como a prática esportiva. A principal dica que eu tenho é: seja uma pessoa curiosa e disposta a experimentar novas plataformas, aplicativos e dispositivos que podem te ajudar a facilitar o seu dia ou a entender melhor as suas atividades e buscar melhorias.

E pensando para além do universo do trabalho, por exemplo, acredito que a prática de atividade física é uma grande aliada para manter seu corpo e mente ativos, saudáveis e equilibrados para as demandas do dia a dia. Hoje, aplicativos como o Zwift e Strava fazem parte da minha rotina, me ajudam a monitorar tempos e desempenho, incentivar e interagir com amigos e, consequentemente, ter uma vida mais saudável e equilibrada.

Qual é o seu legado ROCK?

Acredito que meu principal legado é mostrar que a curiosidade e a vontade de aprender, aliados à persistência e à disciplina, são peças essenciais para alcançar grandes resultados. Minha história com a Dell demonstra o quanto apostar, acreditar e mergulhar em um projeto pode valer a pena, apesar dos desafios que possam aparecer ao longo do caminho.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here