Presidente da GTFoods, Rafael Tortola tem o empreendedorismo nas veias e afirma que é preciso muita dedicação, tempo e esforço para manter um negócio bem-sucedido.
Nascido na pequena cidade de Indianópolis, no interior do Paraná, Rafael cresceu acompanhando a constante evolução do agronegócio. Apaixonado pela vida no campo, formado em Administração e com vasto conhecimento de mercado, assumiu o desafio de comandar uma das maiores empresas de produção avícola do país, ocupando a cadeira da presidência da companhia.
Sempre em busca de crescimento e desenvolvimento, Tortola vem apostando em novos mercados, participando de processos para aquisição de novas empresas, com a visão de expandir ainda mais os seus negócios para dentro e fora do país. Hoje, aos 29 anos, possui um perfil arrojado e inovador. Lidera uma equipe de mais de 10 mil colaboradores, com um modelo de gestão focado na satisfação e na qualidade de vida de todos.
Quais foram as competências mais exigidas de você quando assumiu a presidência da GTFoods?
Desde pequeno segui os passos do meu pai e fui me apaixonando pela nossa empresa. Iniciei minha carreira na companhia e passei por diversas áreas até chegar na presidência. Quando assumi a posição, a humildade e a dedicação foram essenciais. Acredito que ninguém faz nada sozinho e que um líder precisa entender de pessoas. Também foi necessário ter muita determinação, pois precisamos querer. Querer muito!
E hoje, qual é o maior desafio de liderar uma das maiores empresas de agronegócio do país?
Pessoas, sem sombra de dúvidas. Uma empresa é formada de pessoas e o sucesso dela depende de pessoas. O ano de 2023 foi marcado por grandes conquistas e resultados surpreendentes para nós. Para finalizar o ano com chave de ouro, a GTFoods recebeu a notícia de que está entre as maiores empresas do Agronegócio brasileiro pela Revista Forbes. E essa conquista só foi possível com o trabalho de cada um dos colaboradores que fazem a diferença nestes mais de 30 anos de história.
Como a GTFoods tem combinado suas metas de crescimento e expansão com o desenvolvimento dos colaboradores?
Nossa operação é muito complexa e densa. Precisamos ser arrojados para conseguir manter a operação rodando e mesmo assim falarmos em crescimento. Todos os dias buscamos capacitar nosso time pois acreditamos que o sucesso da companhia leva ao sucesso pessoal de cada um e vice-versa.
Levar alimento às pessoas, movimentar a economia brasileira e cuidar do meio ambiente: como vocês equilibram essas frentes?
Nosso propósito é transformar vidas. E poder acordar todos os dias e produzir algo sagrado como o alimento é o que nos orgulha. A GTFoods sempre se preocupou muito com o social e o ambiental, por isso a cada ano estamos investindo mais para tornar o mundo um lugar melhor.
Qual conselho você daria para um líder que está começando?
Tudo começa pelo querer! O empreendedor precisa ser uma pessoa de propósito muito forte, que sabe o porquê acorda todas as manhãs. E ter ao seu lado as melhores pessoas para cada área.
Qual é o seu legado “ROCK”?
Meu legado rock é uma construção de carreira e empresa cada vez mais sólidas. Poder aumentar cada dia mais a família GTFoods, pois isso significa automaticamente o crescimento da nossa empresa. Buscar um equilíbrio na vida pessoal e profissional, dentro do possível, para ser um exemplo de homem para meus filhos, assim como meu pai é pra mim.